Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
Criado: Segunda, 27 de Novembro de 2023, 18h39 | Publicado: Segunda, 27 de Novembro de 2023, 18h39 | Última atualização em Segunda, 27 de Novembro de 2023, 19h09 | Acessos: 4

EXAR 2023


Instrução Preparatória para o Exercício de Apresentação da Reserva

 

 
Campo Grande (MS) – Nos dias 22 e 23 de novembro, foi realizada, pela Seção Mobilizadora Regional e pelo Posto de Recrutamento e Mobilização de Campo Grande do Comando da 9ª Região Militar (PRM 09-001), a instrução preparatória para o Exercício de Apresentação da Reserva deste ano (EXAR/2023).
 


Participaram do evento os Chefes da Seção de Pessoal e os Operadores do Sistema Eletrônico de Recrutamento Militar e Mobilização (SERMILMOB) das Organizações Militares (OM) da Guarnição de Campo Grande/MS.
 


A atividade teve o objetivo de padronizar os procedimentos, nivelar os conhecimentos, promover a integração do pessoal do Sistema de Mobilização e elevar os índices de apresentação dos reservistas no corrente ano.


 
A instrução apresentou o Sistema Nacional de Mobilização (SINAMOB), o Sistema de Mobilização do Exército (SIMOBE), a participação das OM nos sistemas e o EXAR/2023, bem como, enfatizou as boas-práticas.
 
EXAR
O Exercício é realizado anualmente, no período de 1º de dezembro do ano em curso a 31 de dezembro do ano subsequente. Tem por objetivo o controle da mobilização de recursos humanos, no que diz respeito aos integrantes da “Disponibilidade”, ou seja, os reservistas que deixaram o serviço ativo nos últimos 5 (cinco) anos e também regularizar a situação do cidadão em débito com o Serviço Militar.
 

registrado em:
Fim do conteúdo da página